Você passa horas e horas em cima dos livros, separa artigos e anotações. Lê , lê de novo e de novo e de novo e quando vai fazer uma prova, não lembra de nada ou então quando você passa o dia lendo e não lembra nem da metade do que você leu. já aconteceu? Imagina você ficar quatro horas em sala de aula e , no final, nem sabe do que trata o assunto?
Bom, isso acontece com quem não presta atenção. O problema é quando a gente quer prestar atenção e não consegue, a gente quer lembrar, mas a memória não ajuda. A gente sabe que precisa estudar , mas nem sabe por onde começar. Se você se vê em situações assim, primeiro você deve procurar um médico e fazer alguns exames. A falta de algumas vitaminas, proteínas ou sais minerais pode causar lapso de memória e cansaço, além de desânimo.
Se você já foi ao médico, já fez os exames e está tudo bem, ok. Vamos começar a pensar nas possibilidades. Você ja ouviu falar em sistemas representacionais? Resumidamente, são os sistemas que você usa para interpretar o mundo. Pode ser visual, auditivo ou cinestésico. Todos nós usamos desses sistemas e os desenvolvemos, salvo alguma deficiência, mas vamos falar disso em outro momento. Voltando, você utiliza um desses sistemas com mais frequencia do que os demais. Por exemplo:
Se você é mais visual, tem a tendência de interpretar o mundo pelos olhos, você precisa olhar as imagens e gráficos. Você utiliza a sua memória mental visual o tempo todo para buscar e reter informações. Para estudar e assimilar as informações mais rapidamente, leia, veja filmes a respeito, busque simulações, rabisque o livros, reescreva, veja o que produziu.
Se você interpreta o mundo de forma mais auditiva, o ideal é ler em voz alta e gravar sua própria voz para ouvir depois. E, se você é mais cinestésico, precisa fazer, pegar, simular. A técnica de passar uma caneta marca texto e puxar uma setinha e resumir o que entendeu pode dar certo.
Essas são apenas algumas dicas, vamos lá:
Para os VISUAIS:
Ver filmes, simulações, imagens e gráficos. Não adianta tentar aprender um conteúdo novo apenas ouvindo alguém falando, não dará certo. Lembre-se que você precisa visualizar as anotações e, assim, interpretar as informações.
Para os AUDITIVOS:
Ler um voz alta, aprender por meio de música, gravar as aulas para ouvir depois são boas técnicas de aprendizagem.
Para os CINESTESICOS:
Simulações, colocar a mão na massa, ler e escrever ao mesmo tempo, puxar setinhas e rabiscar livros e artigos são as melhores formas de aprender.
Todos nós temos o próprio jeito de aprender. É importante fazermos uma auto reflexão e descobrir nossos pontos fortes e fracos, assim, podemos direcionar os nossos estudos e ter experiências prazerosas com aquilo que aprendemos.
Faz um teste gratuito aqui: https://www.somostodosum.com.br/testes/pnl/exercicio1.asp
Qual foi o resultado?
Espero ter ajudado.
Até o próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário