domingo, 28 de outubro de 2012



Educador Líder
Todo Educador é um líder em potencial. A Educação como um reflexo político ligado ao condicionamento do comportamento humano vem sendo disseminado e praticado ao longo dos tempos por professores, coordenadores, orientadores e Diretores de escolas e universidades. A linha político-capitalista que envolve o ensino e a proposta disciplinar da instituição pressupõe uma linha tênue onde o educando é o principal protagonista.
Ao longo dos anos, nas últimas décadas, novas teorias e práticas pedagógicas surgem no intuito de erradicar com a educação capitalista, instituindo, assim, novas linhas de percepção e estudos voltados ao ensino aprendizagem. Essas linhas não aderem somente à pedagogia, mas á Andragogia, quando nos referimos ao ensino de adultos. Poderíamos enumerar vários pensadores a fim de elucidar o citado acima, mas vamos nos ater aqui ao Líder, ao sentido de liderança, à influência no comportamento humano, as condições educacionais que propiciem construções do “saber ser”, “saber fazer” e “saber como fazer”. A maioria das instituições de Ensino é, principalmente públicas, quando nos referimos à Educação Básica, percebe-se o despreparo, o desânimo, a falta de infraestrutura, de incentivos e, inclusive, de respeito, tanto ao Educador quanto e principalmente ao Educando.             Nesse sentido, o desenvolvimento de metodologias que tragam ao Educador novas ferramentas de autoconhecimento e incentivo, faz-se tão necessário que optamos por desenvolvê-las.
O processo em si consiste em utilizarmos o programa de Coaching – ISOR, alinhavar novas ferramentas de intervenção e partir para a permissão de acesso a novos saberes. Pretendemos uma abordagem sistêmica direcionada aos professores de escolas públicas e particulares onde, por meio de avaliação e diagnostico, construímos uma caminhada com vivencias e desenvolvimento de processos com a duração de 10 encontros, conforme a metodologia ISOR.
Contamos com uma equipe multidisciplinar a fim de nos respaldar nessa construção de Educadores Lideres dentro de contextos adequados a realidade que se insere dentro da instituição.
São as variáveis que permeiam todo o Sistema Educacional, em sua complexidade, que nos colocam frente a essa gama de possibilidades. A visão de Mundo, os relacionamentos, o clima, a gestão de mudanças, ampliação de mentalidade, processos decisórios e administração de Conflitos visam e permitem que desenvolvamos ferramentas de aprendizagem direcionadas às potencialidades de cada um.
A teia de possibilidades abre-se a entrelaça-se com tanta freqüência que não percebemos o que realmente necessita ser observado. Precisamos abrir os olhos e saber para onde olhar.
O valor do poder coercitivo
é inverso a seu uso.
ROBERT GREENLEAF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAPA PSICOPEDAGOGICO

     Mapa Psicopedagógico O que é o Mapa Psicopedagógico? É um documento com os resultados da avaliação cognitiva que consiste em: Anamnese,...