Educador Líder
Todo Educador é um líder em potencial. A Educação como um
reflexo político ligado ao condicionamento do comportamento humano vem sendo
disseminado e praticado ao longo dos tempos por professores, coordenadores,
orientadores e Diretores de escolas e universidades. A linha
político-capitalista que envolve o ensino e a proposta disciplinar da
instituição pressupõe uma linha tênue onde o educando é o principal
protagonista.
Ao longo dos anos, nas últimas décadas, novas teorias e
práticas pedagógicas surgem no intuito de erradicar com a educação capitalista,
instituindo, assim, novas linhas de percepção e estudos voltados ao ensino
aprendizagem. Essas linhas não aderem somente à pedagogia, mas á Andragogia,
quando nos referimos ao ensino de adultos. Poderíamos enumerar vários
pensadores a fim de elucidar o citado acima, mas vamos nos ater aqui ao Líder,
ao sentido de liderança, à influência no comportamento humano, as condições
educacionais que propiciem construções do “saber ser”, “saber fazer” e “saber
como fazer”. A maioria das instituições de Ensino é, principalmente públicas,
quando nos referimos à Educação Básica, percebe-se o despreparo, o desânimo, a
falta de infraestrutura, de incentivos e, inclusive, de respeito, tanto ao
Educador quanto e principalmente ao Educando. Nesse
sentido, o desenvolvimento de metodologias que tragam ao Educador novas
ferramentas de autoconhecimento e incentivo, faz-se tão necessário que optamos
por desenvolvê-las.
O processo em si consiste em utilizarmos o programa de
Coaching – ISOR, alinhavar novas ferramentas de intervenção e partir para a
permissão de acesso a novos saberes. Pretendemos uma abordagem sistêmica
direcionada aos professores de escolas públicas e particulares onde, por meio
de avaliação e diagnostico, construímos uma caminhada com vivencias e
desenvolvimento de processos com a duração de 10 encontros, conforme a
metodologia ISOR.
Contamos com uma equipe multidisciplinar a fim de nos
respaldar nessa construção de Educadores Lideres dentro de contextos adequados
a realidade que se insere dentro da instituição.
São as variáveis que permeiam todo o Sistema Educacional, em
sua complexidade, que nos colocam frente a essa gama de possibilidades. A visão
de Mundo, os relacionamentos, o clima, a gestão de mudanças, ampliação de
mentalidade, processos decisórios e administração de Conflitos visam e permitem
que desenvolvamos ferramentas de aprendizagem direcionadas às potencialidades
de cada um.
A teia de possibilidades abre-se a entrelaça-se com tanta
freqüência que não percebemos o que realmente necessita ser observado.
Precisamos abrir os olhos e saber para onde olhar.
O valor do poder coercitivo
é inverso a seu uso.
ROBERT GREENLEAF
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