Ter perfil de liderança não é para todos. Além de precisar de estudo, é preciso querer exercer liderança. Existem vários tipos de líderes, mas vou escrever sobre um deles, o perfil de líder servidor. Eu não estou me referindo a servidor público, mas "servidor" no sentido de "servir" (que não deixa de ser o perfil de servidor público).
O líder servidor é aquele que vê seus subordinados e procura conhece-los, estabelecer vínculo, conexão. Esse líder entende a sua liderança como um compromisso com a instituição e também com as pessoas que fazem parte de sua equipe.
É um líder que gerencia o estresse por meio de ações de bem-estar , mantém a equipe unida, coesa, demonstra confiança, está sempre com a porta aberta para o diálogo. Esse líder entende que as pessoas têm seus desejos, necessidades e vontades, então, ele procura colocar cada um em funções que estejam de acordo com o seu perfil.
Aí você me pergunta: como ele faz isso?
Provavelmente ele cuida de sua alimentação, faz exercícios físicos regularmente, dorme bem, aproveita momentos de lazer com sua família e com as pessoas que ele estima, enfim. Ele não precisa estar satisfeito plenamente com a sua vida, mas ele sabe gerenciar os conflitos, colocando-se como um ser ativo das situações e não um ser reativo.
Conhecemos alguém assim?
Se você tiver interesse, dá uma pesquisada no nome a seguir: Ernest Shackleton.
Escreve nos comentários o que você descobriu.
![](https://www.blogger.com/img/transparent.gif)
Nenhum comentário:
Postar um comentário