sábado, 25 de novembro de 2023

O GESTOR COMO UM FACILITADOR

Rogers considera o indivíduo como um todo: mente e corpo, sentimento e intelecto como partes integrantes do mesmo ser e são inseparáveis. 
Um funcionamento ótimo, pleno e saudável descrito por Rogers define algumas premissas básicas, como a percepção de si mesmo e a abertura para novas experiências.

Carl Rogers define o ser humano como um ser de vivências psicológicas, cognitivas e emocionais interligadas, ou seja, não bastaria desenvolver o intelecto como ponto isolado da personalidade sem levar em conta os aspectos emocionais. Um sujeito com problemas familiares pode não conseguir dar ao máximo em sua capacidade intelectual, tampouco abrir-se a experiências “apenas” nesse sentido. Na abordagem de Rogers a experiência de um indivíduo não pode ser vista como algo externo e sim, dentro das possibilidades “organísticas”, o indivíduo é a experiência.

Nesse caso, a prática, seja como educador, pai ou gestor, deve-se  levar em conta a sua atuaçâo como um facilitador de aprendizagem onde exista respeito entre ambas as partes e você como um orientador de desenvolvimento de potencialidades intrínsecas  leve em conta a posição do outro, o seu olhar, suas expectativas, vontades e pontos de vista. O gestor precisa desenvolver EMPATIA.

O gestor, como facilitador, deve integrar as pessoas de forma natural e respeitosa, colocando-se no lugar do outro| e interagindo com ele de forma a crescer mutuamente com plenitude e confiança.

A fim de criar uma prática, segundo esta teoria, é fundamental que o gestor conheça a si mesmo
O desenvolvimento da autenticidade é qualidade que conquista o respeito das pessoas. O facilitador precisa aprender primeiramente a ser autêntico consigo mesmo e, só depois, expor seus limites, suas dificuldades. É necessário deixar cair a máscara do gestor bonzinho, compreensivo, tolerante; ser verdadeiro sem transferir suas próprias frustrações para as pessoas. É preciso se mostrar pessoa como» com defeitos e qualidades, sentimentos e desejos, alegrias e tristezas. Um ser real e comum com sua própria história de vida. Essa transparência conquista a confiança e o respeito das pessoas, principalmente daquelas que trabalham com você. 
No que diz respeito a uma formação de excelência, a aceitação e o respeito aos limites individuais da equipe vem ao encontro de um funcionamento Pleno e saudável, descrito por Carl Rogers, diante de práticas em todas as suas nuances.

Se indentificou?








Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAPA PSICOPEDAGOGICO

     Mapa Psicopedagógico O que é o Mapa Psicopedagógico? É um documento com os resultados da avaliação cognitiva que consiste em: Anamnese,...