quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
sábado, 2 de dezembro de 2023
O que é importante?
Aula de Filosofia
Numa aula de Filosofia, o Professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Então, ele pegou um vaso de boca larga e dentro colocou, primeiramente, algumas pedras grandes. Então perguntou à classe:
- Está cheio?
Pelo que viam, o vaso estava repleto, por isso, os alunos, unanimemente responderam: - Sim!
O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes. Então ele perguntou aos alunos:
- E agora, esta cheio?
Desta vez, alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu:
- Sim!
Continuando, o professor levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre as pedras e os pedregulhos.
E, pela terceira vez, o professor perguntou:
- Então, esta cheio?
Agora, a maioria dos alunos estava receosa, mas, novamente muitos responderam:
- Sim!
Finalmente, o professor pegou um jarro com água e despejou o líquido dentro do vaso. A água encharcou e saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe:
- Qual o objetivo desta demonstração?
Um jovem e "brilhante" aluno levantou a mão e respondeu:
- Não importa quanto a "agenda" da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguira "espremer" dentro mais coisas!
- Não exatamente! Respondeu o professor.
- O ponto é o seguinte: A menos que você, em primeiro lugar, coloque as pedras grandes dentro do vaso, nunca mais conseguirá colocá-las lá dentro. Vamos! Experimente, disse o professor ao aluno, entregando-lhe outro vaso igual ao primeiro, com a mesma quantidade de pedras grandes, de pedregulhos, de areia e de água.
O aluno, começou a experiência, colocando a água, depois a areia, depois os pedregulhos e por último, tentou colocar as pedras grandes. Verificou, surpreso, que elas não couberam no vaso. Ele já estava repleto com as coisas menores.
Então, o professor explicou para o rapaz:
- As pedras grandes são as coisas realmente importantes de sua vida: seu crescimento pessoal e espiritual. Quando você dá prioridade a isso e mantém-se "aberto" para o novo, as demais coisas se ajustarão por si só: seus relacionamentos (família, amor, amigos), suas obrigações (profissão, afazeres), seus bens e direitos materiais, seu lazer e prazeres e todas as demais coisas menores que completam a vida. Mas, se você preencher sua vida somente com as coisas pequenas, então aquelas que são realmente importantes, nunca terão espaço em sua vida.
Recomece, é uma boa sugestão. Esvazie seus vasos (mental, emocional) e comece a preenchê-los com as pedras grandes.
"Ainda há tempo e ainda é tempo. Sempre é tempo de mudar as coisas !"
(recebido sem citação de autoria)
Como resolver problemas?
A técnica da resolução de problemas é bem simples e todo mundo sabe, mas ninguém quer usar sabe por quê? Porque as pessas estáo acostumadas a ficar remoendo o problema, instigando a frustraçáo, repetindo, falando, falando...˜
Quem usa a técnica, com certeza evita algumas doenças. Vamos lá.
1. Identifique o problema (o fato em si)
2. Pense nas soluções
2.1 Se tiver solução imediata, faça
2.2 Se tiver solução a longo prazo, faça o planejamento
2.4 Se não tiver solução imediata, crie estratégias para contornar o problema˜
Exemplo:
Fato: A cadeira qu|ebrou
Problema: Fiquei irritada, braba porque a cadeira quebrou
Solução: Comprar outra cadeira
Problema: Não tenho dinheiro no momento
Solução: consertarei a cadeira
👏
Estratégia: A cadeira será consertada até conseguir comprar uma nova˜
Eu poderia discorrer milhões de exemplos, mas prefiro deixar para vocè refletir sobre os seus problemas. Importante é lembrar que se náo há solução, precisamos mudar a forma de pensar, aceitar e seguir em frente.
QUAL É O SEU PROPÓSITO?
Qual é o seu propósito?
Ter um objetivo de vida, um propósto, é o que nos mantém vivos. Sem isso, qual o sentido da vida?
O dia a dia muitas vezes é extremamente cruel, nos coloca em situações adversas que nos trazem frustrações, medos, perspectivas e muita ansiedade. A verdade é que muitos de nós vive para pagar as contas e às vezes, nem isso consegue.
Tem gente que vive para ajudar as pessoas, tem gente que vive para lutar por uma causa, tem gente que vive para cuidar de crianças abandonadas, tem gente que vive para ganhar dinheiro, tem gente que vive por uma causa animal.
Seja lá qual for o seu propósito, siga seu coração, faça o bem, ajude o amigo, o desconhecido.
Os filhos crescem, a gente envelhece. No trabalho, haverá um substituto. As pessoas mudam....tudo muda...até você.
Perfil Profissional Desenvolver
MAPA PSICOPEDAGOGICO
Mapa Psicopedagógico O que é o Mapa Psicopedagógico? É um documento com os resultados da avaliação cognitiva que consiste em: Anamnese,...
-
QUOEFICIENTE MENTAL TRIÁDICO Cada um de nós tem um jeito de ser, uns pensam muito antes de tomar qualquer decisão, outros, saem fazendo as...
-
Fez o teste? Como foi? Esse teste procura avaliar o seu nível de intuição, razão e ação nas tomadas decisões. Por exemplo, se a sua maior po...
-
Rogers considera o indivíduo como um todo: mente e corpo, sentimento e intelecto como partes integrantes do mesmo ser e são inseparáveis. U...